Evento será realizado em parceria com o hospital/Instituo Santé
São João do Oeste – O município, através da coordenação dos idosos, está organizando uma programação especial para a retomada das atividades com os grupos. A coordenadora, Loiva Hoff, explica que nos dias 12 e 13 de fevereiro, tendo como local o pavilhão da comunidade católica da matriz, serão realizados os encontros de início das atividades com os grupos para o ano.
Nos dois dias, haverá palestra show e baile com David Freitas e equipe, para garantir dias de alegria e integração entre os grupos. Para melhor atender os idosos, Loiva lembra que a programação foi dividida em dois dias, sendo que em cada dia serão atendidos grupos diferentes. Na quinta-feira, 12, estarão reunidos os grupos das comunidades de Cristo Rei, Macuco, Palmeiras, Medianeira, Alto Macuco, Itacuruçú e os grupos da sede de terça e quinta-feira. Já na sexta-feira, 13, se reúnem os grupos das comunidades de Beato Roque, Vale Pio, Ervalzinho, Fortaleza, Jaboticaba e o grupo da sede de quarta-feira.
Tanto no dia 12 como no dia 13 de fevereiro a programação será a mesma, iniciando as 14h, com duração aproximada de quatro horas. A coordenadora ressalta que o convite se estende a todos os idosos do município, independente do grupo ou da comunidade. O evento será realizado em parceria com o Hospital Santa Casa Rural/Instituto Santé, que será responsável pela copa e cozinha, com a venda de lanches e bebidas.
Calendário de atividades para o ano
A coordenadora ressalta que no dia 26 de janeiro foi realizada a primeira reunião do ano pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em que foi planejado, discutido e aprovado o calendário de eventos e atividades para o ano. No dia 10 de fevereiro ocorre também a reunião com a diretoria dos 14 grupos de idosos.
Loiva ressalta que quinzenalmente será realizado o encontro com todos os grupos, com uma média de dois a três encontros por mês. Estes encontros ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, iniciando dia 24 de fevereiro, e se estendendo até dia 10 de dezembro. No total serão 28 intercâmbios durante o ano, sendo dois por grupo, na sede do grupo ou em visita a grupos de outras cidades. Será mantido o tradicional bailinho dos idosos na terceira sexta-feira do mês, no Lar dos Idosos. Assim como no ano passado, este ano novamente serão realizados os encontrões municipais, dividindo os grupos em três locais, ainda a serem definidos.
Uma das novidades para este ano, segundo a coordenadora, é a organização de uma tarde de canto e música com o objetivo de resgatar o canto alemão. A data em que esta atividade será realizada será definida em conjunto com as diretorias dos grupos. Loiva enfatiza que é algo que já ocorria em anos anteriores, e está sendo retomado a pedido dos próprios idosos. “Durante o ano teremos muitas novidades, sempre pensando no melhor para a terceira idade, em mais atividades, mais acolhida, mais conversa. Pois tudo isso retorna em saúde e qualidade de vida. Quanto mais nós conseguirmos envolver os idosos, indiferente da sua idade, melhor será para eles”, enaltece a coordenadora.

