Maior expectativa da entidade para 2026 é quanto a construção do canil municipal
Iporã do Oeste – Na noite da terça-feira 03, os voluntários da ONG ASANIO estiveram reunidos para assembleia, em que na pauta esteve a eleição e posse da nova diretoria e a discussão de ações para o ano. Também houve o ingresso de novos voluntários.
A presidente que entregou o mandato, Isabela Soder Bisolo Tessaro, realizou a prestação de contas referente as castrações que estão sendo feitas com recursos do termo de fomento firmado ainda no ano passado com o município, no valor de R$ 60 mil. Até o momento já foram 155 castrações, em que os critérios levados em conta são ter adotado o cão ou gato através da ONG, ou então animais que são vítimas de abandono e maus-tratos, ou ainda, pelo critério de renda.
Na sequência, ocorreu a eleição da nova diretoria, que assume para o mandato de dois anos. Como presidente foi eleita Cristiane Bazzo; vice-presidente Eduardo Konrad; tesoureira Joana Scherer; vice-tesoureira Cristiane Alles; secretária Viviane Lamour; vice-secretária Renise Ludwig Muller; assessora de saúde pública: Rosane Muller; Conselho Fiscal Titular: Raieli Ludwig, Venicius Dill e Laura Kickow; Conselho Fiscal Suplente: Ângela Bischoff, Ana Júlia Schneider e Simone Gemmer; assessora jurídica: Luiza Wandscher; Núcleo dos Resíduos, da Água e do Verde: Daniele Carbonara e Núcleo dos Animais: Joana Reichert.
Para 2026, a maior expectativa da entidade é quanto a construção do canil municipal, para o qual, o município cede o terreno, e já há recursos garantidos de emenda para o investimento. O grupo discutiu ainda as demandas nos resgates de animais, enaltecendo a importância da população contribuir para evitar o aumento dos casos de abandono e maus-tratos. Os voluntários reforçaram a responsabilidade de cada tutor zelar e cuidar dos seus cães e gatos, para garantir o bem-estar dos animais, considerando que é também uma situação de saúde pública.
Voltado ao meio ambiente, a ASANIO mantém o projeto de recolha de tampinhas plásticas, com pontos de coleta nas empresas Nutri Animal, MarioMário Automóveis, no pré-escolar Os Peixinhos ou diretamente com os voluntários. Podem ser coletadas tampinhas plásticas de várias embalagens, como produtos de higiene, limpeza, garrafas pet, entre outros. O material é encaminhado para a Dumi Plásticos, que compra as tampinhas, gerando recursos para a ONG, e posteriormente é feita a reciclagem.
Há mais de 20 anos de atuação, a ONG ASANIO vem realizando um trabalho importante no município através do grupo de voluntários e parceiros. Em 2025 a ASANIO promoveu três eventos, a Noite das Mulheres em fevereiro, que será realizada a cada dois anos, e dois festivais de pizza solidária. O próximo evento do calendário será promovido em junho. Todo o lucro arrecadado nas ações é revertido na manutenção da entidade e nos atendimentos aos animais recolhidos e que depois são adotados. Durante todo o ano passado foram mais de 30 cães adotados diretamente através do canil da ASANIO, além das adoções intermediadas pela ONG e das adoções de gatos, que por falta de um espaço adequado, estes não são recolhidos pela ONG.

