O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP), mantido pela APAE de Caibi e que atende educandos dos municípios de Caibi e Riqueza, retomou suas atividades na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, marcando o início de mais um ano letivo repleto de expectativas, planejamento e novas ações voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos.
De acordo com o diretor do educandário, Sandro Spielmann, a instituição atende atualmente mais de 100 alunos, sendo estes dos dois municípios. A frequência diária é variável, já que cada educando recebe atendimento conforme suas necessidades específicas. O CAESP oferece tanto atendimentos individualizados quanto atividades em grupo, valorizando não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também a convivência, a socialização e o fortalecimento do senso coletivo.
O diretor destaca ainda que, a cada ano, alguns alunos recebem alta e novos ingressam na instituição. Em muitos casos, educandos que concluíram seu período de atendimento conseguiram ingressar no mercado de trabalho, o que demonstra os resultados positivos do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar. Outro importante serviço oferecido pela CAESP é a estimulação precoce, fundamental para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.
As atividades com as turmas de jovens e adultos tiveram início nesta quarta-feira, com uma programação diversificada preparada por toda a equipe. Já as atividades com os alunos da Estimulação Infantil devem iniciar logo após o período de Carnaval.
Segundo Sandro Spilmann, o ano letivo começa acompanhado de um amplo planejamento educacional e administrativo, com foco no desenvolvimento integral dos alunos, buscando melhorar a qualidade de vida, a autonomia e a independência de cada um. Ele ressalta que toda a infraestrutura interna da instituição já está concluída, incluindo o jardim sensorial, espaço importante para atividades pedagógicas e terapêuticas, que faz cada aluno explorar seus sentidos, de percepção, visão, audição, cheiro e tato.
O diretor explica também que nos próximos dias, devem iniciar as obras na parte externa do educandário, que têm como objetivo proporcionar melhores condições de acesso, ampliar a segurança e contribuir para o embelezamento do espaço.
Sandro informa ainda que a entidade será contemplada com recursos provenientes de emendas impositivas de deputados, na modalidade de convênio. Serão destinados R$ 100 mil para a aquisição de uniformes e outros R$ 100 mil para investimentos em informatização. Além disso, a instituição conta com auxílio financeiro dos municípios de abrangência, Caibi e Riqueza, e do Governo do Estado, valores considerados essenciais para o custeio de despesas como pagamento de funcionários, transporte, alimentação e materiais pedagógicos.
Sandro Spielmann ressalta que diversas ações estão sendo desenvolvidas simultaneamente, destacando o compromisso da equipe com a promoção da igualdade, da dignidade, da autonomia e da inclusão. “Nosso trabalho busca combater o capacitismo e as barreiras sociais, garantindo que cada educando tenha oportunidades reais de desenvolvimento e participação na sociedade”, enfatiza.

