Casamento coletivo está no calendário de celebrações da paróquia
São João do Oeste – A agente pastoral da paróquia São João Berchmans, Marlise Herschaft, tem entre as atribuições o trabalho com as diferentes pastorais e também dos grupos de catequese. Atualmente na paróquia estão instituídas as pastorais da liturgia, da catequese, do batismo, dos jovens, da saúde, dos leigos, dos ministros e conselhos das comunidades.
Marlise comenta que a nível de Arquidiocese cada paróquia instituiu as pastorais conforme a realidade de cada uma, considerando o trabalho que se faz necessário na comunidade. Em São João do Oeste, Marlise enfatiza que um dos maiores objetivos é fortalecer o trabalho voltado a família como um todo, com a criação da pastoral da família. Comenta que dessa forma, é possível abranger pessoas de todas as idades, desde as crianças, jovens, adultos e terceira idade.
A agente pastoral explica que o conselho pastoral da paróquia, que é composto por representantes de todas as pastorais, se reúne mensalmente para discutir as ações que estão sendo realizadas, fazer o planejamento e alinhar o trabalho, como as celebrações, encontros e formações. Na segunda-feira, 26, e neste sábado, 31, Marlise destaca que está em andamento uma formação voltada a Campanha da Fraternidade de 2026, que tem como tema “Fraternidade e moradia”, em que participam todas as lideranças, e demais pessoas interessadas. As orientações são repassadas por quatro lideranças da paróquia que participaram de formação na Arquidiocese. Para a agente pastoral, estas formações são importantes para que as lideranças desenvolvam suas funções na comunidade repassando e partilhando palavras de conforto e orientação as demais pessoas, e também para que se atualizem sobre os temas e possam evoluir na vivência como seres humanos.
A catequese, também instituída como uma das pastorais, contempla crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos. Marlise ressalta que os encontros da catequese para o ano iniciam em março, após o período de inscrições que é feito em fevereiro. Inicialmente é feito ainda um encontro de orientação com os pais e familiares. Atualmente na paróquia são em torno de 60 catequistas, na matriz e comunidades. Marlise aproveita para reforçar o convite aos interessados em se tornarem catequistas, sendo que há necessidade de pessoas para assumir esta função voluntária na paróquia como um todo.
A agente pastoral cita que o calendário de atividades do ano com os alunos da catequese já está definido. Em abril e maio serão realizadas as celebrações da iniciação a vida eucarística, e em agosto e setembro as celebrações da Crisma. Além destas celebrações voltadas aos catequizandos e suas famílias, Marlise lembra que são realizadas várias celebrações em comunidade, como as entregas da bíblia, do terço, da imagem do menino Jesus, das orações do Creio e do pai Nosso e das bem–aventuranças. Lembra que são todos símbolos trabalhados na catequese.
Para 2026, Marlise anuncia que a paróquia está se organizando para realizar um casamento coletivo. Comenta que a data já está definida para novembro, e a partir de fevereiro iniciam os convites aos interessados e as inscrições, que serão voltadas aos casais que já moram juntos, mas ainda não tem a união formalizada, bem como, aos casais de namorados. Segundo a agente pastoral, todo sacramento exige uma preparação. “O casamento na igreja, com a benção sacerdotal, coloca a vocação debaixo das mãos de Deus. Podemos dizer que é um sacramento que sela o compromisso de amor perante Deus”, enaltece Marlise.

