Diretora orienta famílias sobre importância do período de adaptação para as crianças
Iporã do Oeste – Assim como as demais escolas da rede municipal, o EMEI Criança Feliz retoma as atividades a partir do dia 11 de fevereiro. Em função de atender crianças de quatro meses a quatro anos incompletos, a creche realiza um período de adaptação que inicia com encontros de orientação as famílias.
A diretora, Celita Bido, explica que no dia 11 de fevereiro, com início às 7h30 na escola, será realizada uma reunião informativa com os pais ou responsáveis das turmas do berçário e maternal I. Posteriormente, será realizada ainda uma reunião de turma, em que a professora irá explicar aos familiares como é feita a adaptação e o trabalho com as crianças. Celita afirma que é importante que os pais estejam seguros e confiantes para que esse período em que as crianças vem a escola para se adaptar ao ambiente e aos profissionais, ocorra da melhor forma possível.
Também no dia 11 de fevereiro, à tarde, a partir das 13h15, tendo como local o Centro Educacional Adélio Marx, será realizada a reunião informativa com os pais ou responsáveis das crianças do maternal II e maternal III. As turmas de maternal são atendidas no EMEI, e as do berçário são atendidas no prédio que fica ao lado do quartel dos bombeiros.
No dia 12 de fevereiro será realizado o Dia da Família na escola. Celita esclarece que por duas horas de manhã, das 7h30 às 9h30, e a tarde das 13h15 às 15h15, os pais vem a escola acompanhados das crianças, no turno em que estão matriculadas e podendo optar pelo melhor horário, para conhecer o espaço em si e a professora de turma. A diretora lembra que a criança ainda não permanece na escola, somente fica esse período junto com os pais.
O período de adaptação inicia dia 13 de fevereiro, em que a criança vem a escola por duas horas, desta vez sem que os pais permaneçam juntos. Dias 13 e 18 a adaptação será para as turmas do maternal II e III. Dias 13, 18, 19 e 20 de fevereiro a adaptação será para o berçário e maternal I. “A adaptação é fundamental porque as crianças vem do ambiente familiar, para um ambiente totalmente diferente. É preciso esse período para se adaptarem a escola e as pessoas. Para crianças que já frequentavam a escola é a adaptação aos novos profissionais, nova sala e novos colegas. Se a criança se sente segura agora, o restante do ano flui de forma melhor”, enfatiza a diretora.
Celita comenta que até o momento o EMEI possui 17 turmas, o que representa cerca de 230 alunos, de quatro meses a quatro anos incompletos, conforme especifica o edital de matrículas. Na última semana foi realizado um novo período de matrículas. Durante o ano o ingresso de novas crianças ocorre conforme a disponibilidade de vagas. Este ano a diretora cita que houve uma redução no número de alunos, o que é resultado do número de nascimentos, e também, por conta da reativação do pré-escolar em São Lourenço, já em 2025. Na equipe de profissionais, houve alteração no cargo de assessora de programas educacionais, com a contratação da professora Janaína Araújo Brasil.

