Menino de 12 anos toca gaita desde os seis anos de idade
Santa Helena – A paixão pela música, e mais especificamente pela gaita, despertou em Samuel Formagini, hoje com 12 anos, quando ele tinha cerca de seis anos de idade. Uma das grandes influências foi o seu avô, Francisco Formagini, que apesar de gostar muito do instrumento desde que era criança, só conseguiu adquirir uma gaita quando já adulto.
O sonho de tocar gaita passou do avô para o neto. O pai de Samuel, Gelso, explica que um certo dia o filho lhe fez um pedido para que comprasse uma gaita. Esse pedido se repetiu por mais de uma vez, até Gelso se convencer de que Samuel realmente tinha interesse pela música. A primeira gaita foi comprada no comércio da cidade, um modelo mais simples, que deixou Samuel feliz e realizado. Por conta própria, Samuel procurou as músicas na internet e começou a tocar, e também passou a frequentar aulas de música.
A medida que o filho aprendia as músicas e manifestava interesse maior, os pais Gelso e Cléria perceberam que para que ele evoluísse melhor, era necessário investir em outra gaita. Com um instrumento melhor, Samuel evoluiu e começou a se apresentar em programas de rádio. Essa evolução foi resultado do empenho de Samuel, mas muito também pelo incentivo que sempre recebeu dos pais. Por orientação do professor de música, pela terceira vez a família investiu em uma nova gaita, novamente mais moderna e profissional para melhorar o desempenho.

“Samuca Gaiteiro”, como é conhecido, se apresenta com frequência em programas de rádios e CTGs da região, além das apresentações na escola e eventos do município. Apesar da pouca idade, já possui um amplo repertório, e sua preferência é pelas músicas do estilo gauchesco. Além de gaita, Samuel está aprendendo a tocar flauta, e possui também os instrumentos de violão, pandeiro e triangulo.
Em 2023, durante a realização da Extenoleite, se apresentou o grupo Os Farrapos. Sendo fã do grupo, Samuel pediu aos pais para que fossem assistir o show. Mesmo sendo uma noite chuvosa, o pedido dele foi atendido. Para a surpresa de todos, quando estavam próximos ao palco, o vocalista se aproximou de Samuel e o convidou a cantar junto com ele. Samuel foi até o palco e cantou a música, impressionando os músicos e a plateia que assistia. Dias depois ele até recebeu do grupo um lenço como recordação. Ao longo dos anos, Samuel foi desenvolvendo também as habilidades do canto e de apresentações em público. Por algumas vezes já foi convidado para apresentações particulares, sempre supervisionadas pelos pais. Interessados em conhecer mais sobre seu talento podem conferir a rede social @samuel_formagini, ou fazer contato com os pais pelo número: (49) 99113-4170.

